agenda

Próximas atividades do grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea

SEMINÁRIOS DE PESQUISA VIII: Literatura em tempos sombrios

Universidade de Brasília, primeiro semestre de 2019

 

Nesta edição, os Seminários de Pesquisa do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira contemporânea propõem uma reflexão sobre os impasses e as possibilidades dos estudos literários e da própria literatura em um contexto de desvalorização do conhecimento e de renovada brutalidade contra o pensamento crítico e as artes em geral. Junto a escritores, editores, estudantes e professores, serão colocados em discussão a emergência de novas vozes sociais, as dificuldades de acesso à representação, à publicação e aos leitores, os critérios de legitimidade e de autoridade da obra literária, o “lugar de fala” de autores e narradores, o descentramento de identidades e a posição do escritor diante do objeto de sua escrita e diante de seu tempo.

Coordenação: Maria Aparecida Cruz de Oliveira, Marina Farias e Regina Dalcastagnè

Comissão de apoio: Dalva Martins de Almeida, Gislene Barral, Amanda Holgado e Gleiser Valério

Organização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea

Vagas: 120

Carga horária total: 20 horas

Local, datas e horários: Auditório do Instituto de Letras, sempre às sextas-feiras, 10h

Inscrições pelo e-mail: cidacruz1@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO:

29 de março, “O racismo e sua construção literária”, com o escritor Paulo Scott. Mediação de Paulinny Gualberto.

 

5 de abril, “Lugares de fala, de escuta e de escrita”, com a escritora Deborah Dornellas. Mediação de Amanda Holgado.

 

12 de abril, “Sobre afrofuturismo”, com Waldson Souza (GELBC) e Anne Quiangala (UnB). Mediação de Débora Lucas Duarte.

 

26 de abril, “Mulheres e literatura”, com as doutoras Paula Queiroz Dutra (IFB-GELBC) e Maria Aparecida Cruz de Oliveira (GELBC) e a doutoranda Maria Clara Machado (GELBC). Mediação de Aline Teixeira (GELBC).

 

10 de maio, “Publicação e visibilidade de mulheres negras”, com a escritora e editora Tatiana Nascimento e a jornalista e doutoranda Calila das Mercês (GELBC). Mediação de Marina Farias (GELBC).

 

17 de maio, “A formação de leitores e o ensino da literatura”, com as professoras Bruna Lucena (SEDF-GELBC), Andressa Marques (SEDF-GELBC) e Dalva Martins de Almeida (SEDF-GELBC). Mediação de Gleiser Valério (GELBC).

 

31 de maio, “A representação literária da homossexualidade”, com o escritor Alexandre Vidal Porto. Mediação de Leocádia Chaves (GELBC).

7 de junho, “Literatura e ditadura”, com os escritores Rosângela Vieira Rocha, Roberto Seabra e Pedro Tierra. Mediação de Berttoni Licarião (GELBC).