O grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea – vinculado ao programa de pós-graduação da Universidade de Brasília, mas contando com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior – existe desde 1997. Seu principal foco de interesse, desde o início, tem sido a relação entre literatura e sociedade, abordada em suas múltiplas facetas. Gradativamente, a literatura de outros países da América Latina vem sendo incorporada às discussões, bem como outras expressões literárias, como o cordel, o rap e os quadrinhos.

 

O grupo realiza cursos de extensão e reuniões periódicas para o debate da produção literária recente do Brasil. Também organiza eventos de maior porte, no Brasil e em diferentes universidades do exterior, buscando reunir especialistas da literatura brasileira contemporânea de diversas nacionalidades.

 

No momento, suas pesquisadoras e seus pesquisadores estão envolvidas/os em um projeto coletivo que pretende refletir sobre as diferentes formas de resistência, política e estética, empreendidas no interior e nas cercanias da literatura brasileira recente.

 

Desde 1999 o grupo edita a revista estudos de literatura brasileira contemporânea, que publica artigos de estudiosas(os) de diversas instituições, nacionais e internacionais, e é uma referência importante na área.

 

Coordenadora do Grupo
Regina Dalcastagnè (rdal@unb.br)
Endereço eletrônico: gelbcunb@gmail.com

quem somos