pesquisas
O grupo de estudos em literatura brasileira contemporĂąnea vem realizando, ao longo das duas Ășltimas dĂ©cadas, uma sĂ©rie de pesquisas que envolvem, especialmente, questĂ”es ligadas Ă representação e Ă auto representação de grupos marginalizados.
Como um dos desdobramentos dessa preocupação, sĂŁo discutidas as condiçÔes de produção, circulação e recepção da literatura brasileira contemporĂąnea, tendo em vista suas instĂąncias de legitimação e autoridade, os agentes do campo literĂĄrio (autores, leitores, editores, crĂticos, professores, tradutores, livreiros), seus movimentos, disputas e negociaçÔes.
Surge, dentro desse contexto, a necessidade de pensar outras possibilidades de recortes teĂłricos para caracterizar o panorama literĂĄrio atual, redimensionando o enquadramento crĂtico dominante â que costuma avaliar, e avalizar, a literatura brasileira a partir de seu compromisso com a construção da identidade nacional â e ampliando o diĂĄlogo com outras ĂĄreas de conhecimento.
No grupo, sĂŁo desenvolvidas desde pesquisas coletivas que envolvem quase todos seus integrantes atĂ© investigaçÔes individuais, passando por parcerias com pesquisadores externos. Em todos os casos, uma caracterĂstica importante Ă© o debate coletivo e pĂșblico de seus resultados.
personagens e autoria
Extenso levantamento estatĂstico sobre personagens e autoria na narrativa brasileira contemporĂąnea, com foco no romance, mas incluindo tambĂ©m outros gĂȘneros e outras linguagens, como o cinema. Investigação das diferentes possibilidades de representação e de acesso ao campo literĂĄrio pelos grupos marginalizados.
a crĂtica literĂĄria em periĂłdicos
Mapeamento e anĂĄlise da crĂtica literĂĄria acadĂȘmica produzida no Brasil nos Ășltimos quinze anos, a partir da investigação de artigos publicados em periĂłdicos reconhecidos e representativos da ĂĄrea. Identificação das correntes mais presentes, dos autores de referĂȘncia, das obras mais citadas. ReflexĂŁo sobre os diferentes mecanismos de legitimação do campo literĂĄrio brasileiro.
espaço e literatura
Discussão sobre um conjunto de problemas relativos à configuração do espaço na literatura brasileira contemporùnea, com foco tanto nos deslocamentos e nas disputas no campo literårio nacional quanto nas tensÔes estabelecidas a partir de relaçÔes conflituosas com o espaço vivenciadas no interior das obras.
representaçÔes de grupos marginalizados
Investigação sobre o espaço, na literatura brasileira contemporĂąnea, dos grupos marginalizados â entendidos em sentido amplo, como todos aqueles que vivenciam uma identidade coletiva que recebe valoração negativa da cultura dominante, sejam definidos por sexo, idade, etnia, cor, orientação sexual, posição nas relaçÔes de produção, condição fĂsica ou outro critĂ©rio.