Cíntia Schwantes

 

É professora de literaturas de língua inglesa da Universidade de Brasilia. Publicou os livros Trilogia do assombro: a literatura no feminino (Editora Universidade de Pelotas, 1994); Cantar de Solentiname e outros poemas (Edição da autora, 1984), O lado escuro da lua (Editora Universidade de Pelotas, 2001) e A mandala e o caleidoscópio (org.) (Editora Universidade de Pelotas, 1999).


Contato: ckschw@gmail.com 
 

Currículo Lattes
 

Projetos de pesquisa

Intertextos 
Se dizer que textos nascem de textos já se constitui como um truismo, as formas como textos geram outros textos nem sempre é tão clara. Esse projeto toma como base teórica o conceito de polissistema, elaborado por Itamar Even-Zohar, para tentar desvelar as relações que se estabelecem entre textos produzidos em diferentes espaços geográficos e/ou culturais, e cujos vasos comunicantes são, ainda assim, retraçáveis.

O Outro no processo de formação: a função da mentora em romances de formação
O objetivo desse projeto é investigar a função da mentora em quatro romances de formação com protagonista masculino. Escritos nos EUA, no Reino Unido e no Brasil, esses romances apresentam uma diferença fundamental em relação ao modelo estabelecido de narrativa de formação com protagonista masculino: aqui, eles tem uma mentora, uma mulher que terá função importante em seu processo de formação. Igualmente, romances de formação feminina nos quais o contato com
sitações de alteridade sejam relevantes compõem o foco do projeto. 

Textos 
Relato de um certo oriente e morte da mãe

O autoritarismo em Duas iguais

A coreografia do tango: viagem e gênero em Sérgio Faraco

Narrativa de formação e identidade nacional em O voo da arara azul

Preto no branco: as relações interraciais em As horas nuas e O eco distante da tormenta


Narrativas de formação: um enfoque de gênero
 

Holy Avenger: RPG e quadrinhos