Jeremy Lehnen  

 

É professor de cinema e literatura brasileira e hispano-americana da Universidade de Novo México (University of New Mexico, Albuquerque, NM, USA), nos Estados Unidos. Trabalha com cinema, produção cultural eletrônica, cultura popular e literatura contemporânea latino-americana, com foco na intersecção com a masculinidade.

 

Contato:  jlehnen@unm.edu

 

Currículo Lattes 

 

Projeto de Pesquisa 

Down These Manly Streets   

O projeto considera a relação entre gênero e espaço em obras cinematográficas contemporâneas da América Latina, ou seja como o cinema contemporâneo “gera” a cidade.  Com base nesta premissa, são analisados no projeto filmes que representam a cidade como um espaço determinado por gênero e a diferenciação socioeconómica (O invasor [2002]), o conflito entre o público e o privado (La mujer de mi hermano [2005]), e os espaços/lugares de expressões de gênero não-normativas (El lugar sin Limites [1978]). São filmes que mapeiam a cidade como um conglomerado de espaços de masculinidades permitidas e não-permitidas. Como tal, o projeto de pesquisa considera como o filme participa na estruturação/reestruturação da masculinidade contemporânea e suas interligações com a metrópole. O referencial teórico baseia-se nas conexões que Doreen Massey estabelece entre as relações sociais, o espaço/lugar e gênero.

 

Textos  

Disjunctive Urbanisms: Walls, Violence and Marginality in Rodrigo Plá’s La zona (2007) Mexican Studies/Estudios mexicanos. Vol. 28. No. 1 Winter (2012): 163-182. 

 

A Literatura nos tempos da NAFTA: Uma visão panorâmica da literatura mexicana do século vinte e um. Literaturas Américanas. Ed. Cícero Galeno Lopes.Porto Alegre:Editora Universitária PUCRS, 2012. 105-115.

 

Constructing the Man, Constructing Narratives of Fear: ‘O homem do ano.’ Ed. Jaime Ginzburg.  Literatura e Autoritarismo: Dossiê Cultura Brasileira Moderna e Contemporânea. Universidade Federal de Santa Maria, Brazil. December 20