Lucía Tennina
É professora de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires e tradutora. Pesquisa, como crítica literária e como antropóloga, as produções literárias das periferias de São Paulo. Publicou Saraus: Movimiento/Literatura/Periferia/São Paulo (Ed. Tinta Limón), Voces desde el margen. Literatura y Favela (Ed. Edefyl) e, junto com Luciana de Leone e Mário Cámara, compilou Experiencia, cuerpo y subjetividades. Literatura Argentina del Presente (Ed. Santiago Arcos). Traduziu, entre outros autores, Ferréz, Marcelino Freire e Lourenço Mutarelli.
Contato: luciatennina@gmail.com
Projeto de Pesquisa
Literaturas da Margem/Literaturas à Margem: práticas e representações literárias da periferia urbana de São Paulo entre 1997 e 2010
A pesquisa propõe uma reflexão acerca das manifestações literárias autodenominadas marginais ou periféricas e assinadas por escritores moradores das periferias da cidade de São Paulo entre os anos 1997 e 2010, com foco nos autores publicados por grandes editoras e naqueles vinculados aos “saraus das periferias”. A hipótese principal desta pesquisa é de que a “literatura marginal periférica” se constitui como tal a partir de dois níveis de articulação – um nível afetivo, associado aos modos de vida, e outro institucional, vinculado à regularização das práticas literárias. Portanto, a pesquisa buscará refletir sobre a literatura marginal periférica não somente a partir da instituição de regularidades próprias do campo, por meio de práticas literárias e de um agenciamento com espaços institucionalizados do campo literário, mas também a partir da constituição de uma comunidade de exceção articulada a partir dos “afetos” pensados desde os modos de vida em comum.
Textos
http://www.informeescaleno.com.ar/index.php?s=articulos&id=40
http://www.no-retornable.com.ar/v11/brasil/
http://periodicos.bce.unb.br/index.php/estudos/article/view/9989/7304
http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/6-Literatura-Marginal-de-las.pdf
http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/53579