normas para publicação

estudos de literatura brasileira contemporânea aceita artigos sobre sua área temática, inclusive em perspectiva comparada, sem restrição de enfoque ou vertente teórico-metodológica. A revista possui três seções fixas distintas: uma seção a respeito de um tema relevante na área; uma seção de artigos diversos; e uma seção de resenhas.

 

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

 

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.        

 

Forma e preparação dos manuscritos

Os artigos têm de ser inéditos e devem ser encaminhados em arquivo formato DOC ou DOCx, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5. As remissivas bibliográficas devem aparecer no sistema autor-data, entre parênteses, em meio ao texto, como no modelo: (Bourdieu, 1998, p. 37). Demais informações devem vir em notas, reduzidas, de rodapé. As referências completas devem constar no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do(a) autor(a) em caixa alta, prenome em caixa alta e baixa, ano de publicação entre parênteses, título do livro, edição, cidade e editora. Os artigos devem ter, preferencialmente, no mínimo dez e no máximo vinte páginas. É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol. É preciso informar também os dados de formação, a afiliação principal do(a) autor(a) e um e-mail que possa ser divulgado. 

 

As mesmas diretrizes de formatação e normalização indicadas para os artigos se aplicam às resenhas sobre literatura ou textos teóricos, que não devem exceder cinco páginas e devem tratar de livros publicados nos últimos 24 meses. Somente serão aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra.

 

A revista aceita a submissão de colaborações em português, espanhol, inglês, italiano e francês. A língua preferencial de publicação é o português. A critério dos editores, os artigos em outras línguas, caso aprovados, podem ser publicados no idioma original ou em português, mediante tradução a cargo dos(as) autores(as). Devido ao grande número de submissões e à sua avaliação na Capes como Qualis A1, a estudos de literatura brasileira contemporânea aceita apenas artigos de autores(as) com doutorado concluído ou em andamento.      

 

Envio de manuscritos

A revista recebe colaborações para a seção de tema livre em fluxo contínuo. As chamadas para os dossiês temáticos são divulgadas regularmente no site da revista: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos

 

Em ambos os casos, as submissões devem ser feitas pelo e-mail: revistaestudos@gmail.com