Sara Brandellero

 

Professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leiden, Holanda, onde trabalha desde 2011. Lecionou também na Universidade de Oxford e na Universidade de Leeds (Reino Unido). Em Leiden, leciona língua portuguesa e ministra cursos em literatura, cultura e cinema brasileiros. A sua pesquisa centra-se em literatura e cinema, enfocando principalmente questões ligadas à identidade nacional, à relação com a história e a política, aos estudos de gênero, às narrativas diaspóricas, à mobilidade na literatura e no cinema e sua relação com construção do espaço numa perspectiva ecocrítica. O seu trabalho tem enfocado o modernismo brasileiro, a literatura contemporânea em perspectivas pós-coloniais e pós-ditatoriais, a literatura afro-brasileira, além de narrativas de viagens na literatura e no cinema. É autora do livro On a knife-edge: the poetry of João Cabral de Melo Neto (Oxford University Press, 2011) e organizou o volume The Brazilian road movie: journeys of (self)discovery (University of Wales Press, 2013).

 

Contato: s.l.a.brandellero@hum.leidenuniv.nl

 

Currículo Lattes
 

Projeto de Pesquisa

 

Vozes em trânsito na literatura brasileira contemporânea

Estudo de construções identitárias de personagens deslocadas na literatura, com especial atenção ao potencial político do deslocamento.

 

A viagem no cinema brasileiro

Estudo de representações da mobilidade no cinema, dentro do contexto de representações de identidade nacional, construções do espaço e relações com a paisagem. 

 

Textos

 

 

Journeys and landscapes in João Cabral de Melo Neto

 

Family secrets and national trauma in the work of Adriana Lisboa

 

A revisão da história oficial em Crime na Calle Relator, de João Cabral de Melo Neto