Stefania Chiarelli
É professora adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense. Publicou os livros O cavaleiro inexistente de Italo Calvino: uma alegoria contemporânea (EDUCS, 1999); Alguma prosa: ensaios sobre literatura brasileira contemporânea (organização com M. Lemos e Giovanna Dealtry; 7Letras, 2007); e Vidas em trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum (Annablume, 2007).
Contato: stefania.techima@uol.com.br
Projeto de pesquisa
Poéticas do deslocamento na literatura brasileira
O projeto dá continuidade ao trabalho de pesquisa intitulado Vozes dissonantes: uma reflexão sobre o olhar imigrante na literatura brasileira. Este estudo prossegue no levantamento de material relativo à representação do imigrante e do estrangeiro na literatura brasileira contemporânea, buscando articular uma reflexão teórica sobre a escrita caracterizada pela experiência de se estar entre línguas, a partir de um lugar marcado pela superposição de culturas.
Busca também identificar as estratégias discursivas para situar a representação da alteridade em autores como Samuel Rawet, Milton Hatoum, Bernardo Carvalho, Zulmira Ribeiro Tavares, Michel Laub, entre outros, distinguindo modalidades e vertentes dessa escrita.
Textos
As coisas fora do lugar: modos de ver em Bernardo Carvalho