Jornada de Gênero e Literatura

 

Vinculada ao conjunto de representações presentes na sociedade, a literatura não pode prescindir de discutir as questões de gênero, não apenas a presença/ausência de mulheres nos cânones literários, mas também a construção de um campo que permita criticar as hierarquias entre diferentes formas de identidade. A Jornada de Gênero e Literatura lança diversos olhares sobre as relações entre gênero e literatura, especialmente a brasileira, a partir de conferências e comunicações de pesquisadoras/es da área. Nas edições de 2006 e 2010, foram promovidos, durante dois dias, debates a respeito dos limites e fronteiras desse campo, como a crítica feminista, a diversidade sexual, as relações com o corpo, a escrita, as publicações e a educação. 

Eixos temáticos:
Estudos de Gênero
Corpos  
Diversidade Sexual

Submissão de trabalhos:
Em suas duas primeiras edições, a Jornada de Gênero contou com a apresentação das pesquisas em desenvolvimento ou concluídas de integrantes do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. As exceções foram a participação de pesquisadores convidados, de outras universidades brasileiras. Essa definição de formato teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e o apoio às pesquisas realizadas na Universidade de Brasília. As próximas edições também darão destaque à produção do grupo de pesquisa, mas também incorporarão novas contribuições, ampliando assim as discussões já desenvolvidas.  Para a apresentação de trabalhos, os(as) interessados(as) deverão encaminhar resumo a ser analisado pela Comissão Científica do evento. O prazo para inscrições e envio de trabalhos é definido a cada programação do evento. Os(as) proponentes receberão um e-mail com a resposta, informando da aceitação ou não do seu resumo. Todo o processo de encaminhamento de resumos será feito via e-mail do evento: jornadadegenerogelbc@gmail.com


Normas para apresentação do resumo para avaliação:
A apresentação da proposta de trabalho deve conter, nesta ordem:
1) Nome completo do(a) autor(a), cidade, instituição a qual está vinculado(a), tipo de vínculo, e-mail para contato.
2) Indicação do eixo temático em que o trabalho pode ser inserido.
3) Título do trabalho, em letras maiúsculas, fonte times new roman, corpo 14, em negrito, centralizado.
4) Resumo, com no máximo 250 palavras, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples.

Informações para apresentação de trabalhos orais:
As apresentações devem ter duração máxima de 20 minutos. O(a) apresentador(a) poderá utilizar power point. O arquivo deverá ser entregue com antecedência à coordenação do evento.

Normas para submissão dos trabalhos científicos para os Anais:
1) Os trabalhos científicos deverão ser enviados exclusivamente pelo e-mail do evento.
O trabalho deverá ter no máximo 20 páginas, incluindo as referências, conforme modelo definido pela Comissão Científica, a ser divulgado.
Mensagens relacionadas ao status de avaliação/aceitação ou não do trabalho serão enviadas por meio do e-mail informado pelo(a) proponente na ficha de inscrição.
Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas de submissão serão automaticamente desconsiderados para os anais.

Coordenação: 
Profª. Drª. Cintia Schwantes
Edma Cristina de Góis
Profª Drª Regina Dalcastagnè
Profª Drª Virgínia Maria Vasconcelos Leal 

Organização:
grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea

Apoio:
Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB

Outras informações
gelbcunb@gmail.com

 

ANAIS DA II JORNADA DE GÊNERO E LITERATURA 2010

ANAIS DA III JORNADA DE GÊNERO E LITERATURA 2017

 

Programação

I Jornada Gênero e Literatura 2006

II Jornada Gênero e Literatura 2010

III Jornada Gênero e Literatura 2017